Atenção

Fechar

Propriedades e Aplicações

Aços inoxidáveis mais utilizados

Tipo 904L 1,4539 N08904

904L foi originalmente desenvolvido para o serviço em plantas de ácido sulfúrico, em particular, em concentrações de 20% a 85%. Seu alto teor de cromo e molibdênio, também faz com que seja mais resistente à corrosão localizada do que os tipos padrão, como 316/316L. Composição aproximada - 20% Cr, 25% Ni, 4,0% Mo, 1,5% Cu mais N (faixas composição exata variam entre as diversas normas internacionais).

Este tipo de aço inoxidável combina as seguintes características:

904L é um bom exemplo do desenvolvimento de uma liga para uma finalidade específica. O ácido sulfúrico é um dos produtos químicos básicos mais comuns. Fábricas de produtos químicos exigem o armazenamento e transporte deste ácido em uma variada gama de concentrações. Em ácido diluído, até cerca de 20% e em ácido com concentração superior a 85%, o tipo 316L pode razoavelmente ser usado à temperatura ambiente. O 904L "cobre a faixa" intermediária e reduz a taxa de corrosão em comparação com 316, em concentrações baixas e médias. Ele consegue isso usando os efeitos combinados do cromo, níquel, molibdênio e cobre.

O conteúdo elevado de cromo e molibdênio também proporciona boa resistência à corrosão por pites na presença de cloretose em frestas, comparável à do duplex 2205. Isso é particularmente útil quando o 2205 está descartado em razão da resistência ao impacto sub-zero, maleabilidade, serviço acima de 300° C ou propriedades magnéticas.

Aplicações que ilustram esses recursos incluem:

Celulose e papel, processamento químico, trocadores de calor, dessulfurização de gases de combustão (FGD), offshore de petróleo e gás, processamento de alimentos e chaminés.

904L é uma excelente escolha para usar em aplicações com presença de ácido sulfúrico e em outros ambientes agressivos.

Leia também

O que é Aço Inox? | Principais Características | Considerações Importantes

APRODINOX

Área do associado

Para acessar o conteúdo restrito entre com seu e-mail e senha

Esqueci minha senha

APRODINOX

Esqueceu?

Para recuperar seu acesso nos envie seu e-mail e aguarde instruções