Atenção

Fechar

Propriedades e Aplicações

Aços inoxidáveis mais utilizados

Tipo Estabilizados austeníticos: 321/347 1.4541/1.4550 S32100/S34700

Os austeníticos estabilizados 321 e 347 são semelhantes ao tipo 304, mas com Ti ou Nb para melhorar a resistência à corrosão intergranular. Eles também possuem propriedades mecânicas a temperaturas elevadas superiores em comparação com 304/304L.

Composição aproximada - 18% Cr, 9% Ni mais Ti (titânio) ou Nb (nióbio). (Faixas de composição exatas variam entre normas EN e ASTM).

Este tipo combina as seguintes características:

Na fase inicial do desenvolvimento de aços inoxidáveis austeníticos, como 304, o teor de carbono era elevado em torno de 0,1%. Na soldadura, verificou-se que o crômio feito reagir com o carbono para a produção de carboneto de crômio. Isto remove o crômio da matriz do aço e eficazmente enfraquece o filme passivo perto da solda que conduz à corrosão, conhecido como "desintegração da solda". Verificou-se que a adição de titânio (321) ou de nióbio (347) resolveu este problema por preferencialmente combinar com o carbono deixando o crômio para fazer o seu trabalho de formação da camada passiva. Com o advento dos processos de baixa de produção de aço custo como AOD (argônio descarbonetação de oxigênio) e VOD (vácuo descarbonetação de oxigênio), notas baixas de carbono como o 304L, com um teor máximo de carbono de 0,030%, praticamente eliminaram a corrosão intergranular. 321 e 347 são agora usados principalmente por suas propriedades de alta temperatura melhoradas em comparação com 304L.

As aplicações incluem:

Trocadores de calor, caldeiras a gás, aeroespacial, sistemas de exaustão, planta de processo, elemento tubulação, geração de energia, peças de motor de foguete.

Leia também

O que é Aço Inox? | Principais Características | Considerações Importantes

APRODINOX

Área do associado

Para acessar o conteúdo restrito entre com seu e-mail e senha

Esqueci minha senha

APRODINOX

Esqueceu?

Para recuperar seu acesso nos envie seu e-mail e aguarde instruções