Atenção

Fechar

Propriedades e Aplicações

Aços inoxidáveis mais utilizados

Tipo 316/316L

O tipo 316 (1.4401) é o segundo da série de tipos de aços inoxidáveis mais utilizados. É o tipo mais comum, que destaca os benefícios de molibdênio (Mo).

Composição aproximada - 17% Cr 10% Ni 2% Mo (faixas de composição exatas variam entre as diversas normas).

O Mo melhora a resistência à corrosão do aço inoxidável, mesmo em quantidades relativamente pequenas. Um teor de 1% de Mo equivale a cerca de 3% de Cr em termos de resistência à corrosão.

Em ambientes onde 304 (1.4301) se revela inadequado, o 316 (1.4401) é a primeira opção natural a ser considerada. Ambientes típicos onde 316 (1.4401) é usado são aqueles com alta concentração de cloretos (solução salina, área costeira), regiões urbanas com alta poluição, ambientes ácidos, soluções ácidas em alta temperatura. Como todos os aços inoxidáveis, o 316 (1.4401) tem uma boa soldagem e boas características de conformação.

Aplicações típicas que demonstram a maior resistência à corrosão de 316 (1.4401) incluem:

Plantas farmacêuticas, químicas, petróleo e gás, equipamentos offshore, equipamento topside de plataformas, aplicações arquitetônicas em condições urbanas e costeiras, processamento de alimentos, tratamento de água, vasos de pressão, tanques para transporte, acessórios e fixadores de piscinas, estruturas marítimas, acessórios náuticos, equipamentos de laboratórios, trocadores de calor.

O 316 (1.4401) continuará a ser um importante tipo de aço inoxidável nas aplicações mais exigentes por muitos anos.

Fonte: BSSA – British Stainless Steel Association

Leia também

O que é Aço Inox? | Principais Características | Considerações Importantes

APRODINOX

Área do associado

Para acessar o conteúdo restrito entre com seu e-mail e senha

Esqueci minha senha

APRODINOX

Esqueceu?

Para recuperar seu acesso nos envie seu e-mail e aguarde instruções