Atenção

Fechar

Propriedades e Aplicações

Aços inoxidáveis mais utilizados

Tipo 310 / 1.4845 / S31008

O tipo 310 é o "carro-chefe" dos aços de alta temperatura. A sua estrutura inteiramente austenítica lhe permite funcionar como um aço inoxidável não magnético, a temperaturas normais.

Composição aproximada - 25% Cr, 20% Ni (faixas composição exatas variam entre as diversas normas).

Este tipo de aço inoxidável combina as seguintes características:

O 310 é o tipo mais comum dos aços inoxidáveis resistentes ao calor. É disponibilizado numa ampla gama de formas de produto para ser utilizado em diferentes condições de temperaturas altas. O alto teor de Cr (25%) contribui para a "resistência" geral da camada passiva. O teor elevado de Ni (20%) reduz o diferencial de dilatação térmica entre a camada passiva e o metal base, aumentando assim a resistência ao lascamento em condições de ciclos térmicos.

O elevado teor de níquel conduz a uma estrutura inteiramente austenítica, que dá uma resposta magnética muito baixa. O elevado teor de liga também dá uma resistência elevada à formação de martensitano trabalho a frio. Portanto, o 310 é também utilizado em aplicações não-magnéticas especializadas. É mais acessível do que os "tradicionais" tipos não-magnéticos, como 304LN e 316LN.

Aplicações que ilustram esses recursos incluem:

Fornos de tratamento térmico e acessórios, geração de energia, produção de cimento, queimadores, sinterização de metais, incineração de resíduos, âncoras refratárias, fabricação de vidro, instrumentos científicos.

Leia também

Aços Inoxidáveis mais utilizados

APRODINOX

Área do associado

Para acessar o conteúdo restrito entre com seu e-mail e senha

Esqueci minha senha

APRODINOX

Esqueceu?

Para recuperar seu acesso nos envie seu e-mail e aguarde instruções